domingo, 30 de novembro de 2014



E devagar, devagarinho, estamos em Dezembro. E num piscar de olhos em 2015...

Tenho a sensação de que cada vez mais o Tempo passa a correr e que o tempo de um ano demora a passar é cada vez mais curto. Há trinta anos atrás, o meu "Tempo" era medido por coisas tão simples quanto o aniversário, as férias escolares, o Natal e o Ano Novo. E isso bastava para marcar o "Tempo" no meu calendário. 

Bem, mas voltando ás festividades natalícias, se há coisa que o Tempo nos tem ensinado cá por casa é planear com antecedência, se bem que isso é uma doutrina que também leva...o seu tempo.
Esta ano, pela 1ª vez, começámos a comprar prendas muito cedo e, quando falo em muito cedo, refiro-me a finais de Maio. E assim, devagar, devagarinho também, já só me faltam comprar 2 prendas. O que comprei, comprei em promoção, a carregar em cartão ou com bons preços, sem qualquer tipo de stress, correria ou pressão para comprar qualquer coisa (porque o que inicialmente havia pensado já estava esgotado). Acho que para 2015 vou começar as compras desse Natal mais cedo ainda...

A árvore de Natal também já foi enfeitada, como é nosso apanágio no princípio de Dezembro, se bem que o Sr. Gato, após uma "operação de reconhecimento" á dita, tentou subir á árvore e a deitou ao chão, espalhando todos os enfeites e bolas...bem, serviu-lhe de emenda! 
E a ementa também já por aqui anda, a marinar na minha cabeça, porque este ano o Bolo Rainha vai sair das minhas mãos, entre outras coisas.

Devagar, devagarinho, vamos estar na semana do Natal, provavelmente a semana mais stressante do ano, mas há quer fazer outra coisa que o Tempo nos ensina, cada vez que passa mais depressa e ficamos mais velhos: manter a calma e respirar fundo (um exercício que me esqueço algumas vezes de fazer), porque com calma tudo se faz.




E o fim de semana chega ao fim...
Maratona de lavar roupa, foi o que foi, para aproveitar o sol que se fez sentir.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

God...já chove de novo, e como se não bastasse, o frio também...volta Verão!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O meu cabelo adora chuva. Já eu.....


Não me canso de dizer o quanto detesto este tempo, o quanto detesto a chuva (apesar de ser necessária) e o quanto já suspiro pela Primavera/Verão 2015.
Mas se há coisa que reparei esta semana: o meu cabelo, depois de apanhar uma chuvinha fica com um aspecto fabuloso!! Porque raio não o consigo fazer ficar assim fantástico quando quero???

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sexta.....

Finalmente amanhã é sexta...depois de uma semana comprida, com imensoooooo trabalho, mais as tarefas em casa, as miúdas, a chuva que teima em cair...nem ao ginásio consegui ir...
Agora é respirar fundo, ainda falta fazer a "lida", mas vamos estar em casa, eu e os meus "minimos" lol!

Terapia natural


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Não resisto...

(A culpa é das estrelas)

A culpa é das estrelas...por isso é que choràmos baba e ranho

No verão, quando 'A culpa é das estrelas' esteve em cartaz, não consegui ir vê-lo com a Mais Velha porque a Mais Nova ficou doente. Contingências da vida e de se ser irmã...
Contudo, agora que este filme já está no vídeo clube da TV, não havia como não ver o filme.

Eu considero as várias categorias de filmes: acção, drama, terror, suspense, comédia (romântica ou não) e ainda os famosos 'chick flic' (filmes de gaja, uma qualquer adaptação de um livro do Nicolas Sparks, por exemplo). 
Este filme encaixa numa nova categoria que eu criei, a do 'filme do lencinho', em que a meio da história abrimos as 'torneiras' e os efeitos só passam meia hora depois dos créditos finais.
A história do filme é dramática, dois adolescentes apaixonados, cancro pelo meio a matar os dois e o desaparecimento de um deles...

Não vos vou contar o filme.
Tem frases marcantes, imagens que não saem da cabeça e põe-nos a pensar no que faríamos no lugar daquela Hazel Graze, daquele Augustus Waters, daqueles pais, o como reagiríamos face aquela doença e à realidade de ter um destino traçado ou um futuro improvável...pensei nisso, nas minhas meninas e de como algo tão simples como uma história de amor pode ter este efeito dilacerante de sentir tristeza e desolação...

Quem não viu, que veja e me diga se não chora baba e ranho.  
Quem já viu diga lá se conseguiu aguentar.

E aqui uma frase do filme e que não deixa de ser real para todos nós...


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

E ontem foi dia da Corrida Sempre Mulher

Um domingo normal é
passado com as tarefas cá de casa, a família e uma volta a qualquer lado. Mas não foi o caso deste domingo...

A empresa onde trabalho deu  a oportunidade de podermos participar na Corrida Sempre Mulher e de levarmos um acompanhante. Vá-se lá saber como a minha filha mais velha quis ir comigo, o que muito me alegrou, até porque iamos fazer a caminhada.
Foi a primeira vez que participei numa iniciativa destas e surpreendeu-me o número de participantes! Era um MAR de mulheres ( e alguns homens) de cor de rosa e muita animação!

Entre aquela imensidão de mulheres de todas todas as idades eu, a mais velha e as minhas colegas, lá fomos devagarinho até à partida. Entretanto, perto do Meo Arena havia um quiosque de ofertas dos patrocinadores. Cometemos o erro de lá entrar, porque além de lá não se poder entrar de tantas as mulheres que lá estavam, as bancas das ofertas boas estava apinhadas de mulherio, algumas 'ávidas' por garantir uma oferta! Nem sei como conseguimos sair da lá ilesas e só eu consegui um cesto de oferta da Sanex...
A simples operação de arranjar balões de oferta revelou-se uma batalha, as mulheres pareciam leoas de volta dos senhores dos balões e o único que consegui dei-o à filhota da minha colega.

Partida, largada, fugida, a caminhada começa devagarinho, entre a música da Isabel Figueira e rumores que o Toni Carteira lá andava. Certo é que muitas 'Carreiretes' lá andavam, em pulgas para ver o Toni e conseguir um autógrafo ( ou atenção, agora que é solteiro, as 'Carreiretes' andam muito atentas às movimentações do rapaz...)

Perto da meta
Começamos devagarinho...
A meio do caminho fomos brindadas com chuva, lá nos abrigamos nas arcadas dos edifícios a seguir ao Oceanario...




Mas 20 minutos depois lá passou e retomamos o caminho, passadiço fora, com o teleférico, o rio, a ponte Vasco da Gama a emoldurar o caminho...




Esta Corrida Sempre Mulher teve de tudo um pouco: solidariedade, a companhia da Mais Velha, muitas participações, mulheres em fúria por ofertas, Carreiretes, animação, chuva, amizade e ambiente fantástico! Afinal 'it's all about the Women'...

sábado, 1 de novembro de 2014

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31 de Outubro - Dia da Dona de Casa


Hoje é o nosso dia!!
De todas nós e para todas nós e GRANDE e MAGNÍFICO dia....A Mulher é um ser fantástico.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A praga: PIOLHOS!!!!!



Desde que a Filha Mais Velha entrou para o infantário que me deparo com a praga dos tenebrosos PIOLHOS!!

Todos os anos lectivos, a coisa é sempre a mesma, e agora com a Filha Mais Nova é praga a dobrar (ou a triplicar, porque aqui a Dona de Casa também os apanha...). E como todas temos cabelos compridos, a Mais Velha tem IMENSOOOOO cabelo e a Mais Nova tem o cabelo tremendamente comprido, é um castigo que ninguém merece, porque a coisa dá trabalho. E derrete a paciência de qualquer um.
Em desespero de causa, já cheguei a pintar o cabelo da Mais Velha (para matar os malvados com o amoníaco).


Desde há algum tempo para cá que já sei qual o produto que compro: Stop Piolhos e pronto. Isso ou, quando este não há, o Licinin. Mas quando estou a fazer este tratamento só um frasco não chega e a verdade é que em mês de piolhices se gasta bastante dinheiro em produtos de tratamento!

Quando a 'coisa' acaba a palavra de ordem é prevenir e, de algum tempo para cá, uso de um truque que a Senhora Minha Mãe me ensinou. 'E qual é?' perguntam as demais Donas de Casa, ávidas de conhecimento...Simples: perfume no cabelo!




Ok, sou honesta, quando a minha mãe me disse que  o perfume funcionava como repelente, desconfiei mas tentar não custa certo? Mas até resulta  e, se houve entretanto uma ou outra vez em que as miúdas voltaram a apanhar aqueles 'nojentosos' foi em alturas em que por algum motivo não puseram perfume (ou em que eu baixei a guarda, neste combate cerrado!). Até a minha cabeleireira usa esta táctica, como prevenção, no cabelo da sua filha.

Não servem Eau de Toilette ou Eau Fraiche. Tem de ser um perfume que se sinta e que dure de manhã à noite. E não podemos ser forretas no perfume, é vaporizar o cabelo todo, como se fossemos entrar no concurso da mais cheirosa de Portugal!
À Mais Velha já não lhe faço 'penteados', mas à Mais Nova faço habitualmente uma ou duas tranças (vai sempre para a escola de cabelo apanhado) e depois vaporizo o cabelo todo, como não houvesse amanhã, lol.





Os perfumes da Yves Rocher que agora uso são bons, dão para algum tempo (se bem que são duas miúdas a usá-los) e têm o factor preço a seu favor. Comprei no verão um perfume de Baunilha na Douglas, a €7,99 dos quais não gostei nem achei que cheirasse a Baunilha, mas isso já depende um pouco do gosto de cada um.
Também se pode usar Essência de Lavanda ( cujo cheiro detesto, as miúdas também detestam), misturada com um pouco de Óleo de Amêndoas Doces e colocar na nuca, lóbulos das orelhas, topo da cabeça e pontas dos cabelos. Os malvados piolhos odeiam o cheiro da Lavanda!

E as restantes Donas de Casa, têm truques que queiram partilhar?

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Coisas que se usam cá por casa


Mais uma rubrica, que espero ser pontual, as coisas que se usam, gostam e gastam cá por casa. Porque são boas, práticas, utéis ou apenas porque se gosta.

Lembro-me de ser adolescente a adorar ver os catálogos da Yves Rocher que a minha amiga de escola trazia ou os produtos que, de quando em vez, a mãe dela lhe comprava. Lembro-me que ela usava um rímel em gel transparente que eu achava, apenas, o máximo porque a minha mãe não tinha dinheiro para me comprar "essas coisas".

Agora adulta continuo a gostar, mas de forma a poder comprar estes produtos de forma um pouco mais barata tornei-me revendedora Yves Rocher há relativamente pouco tempo.
Há coisas que esta marca tem que mais nenhuma apresenta, como os perfumes de fruta, que as minhas filhas adoram. E a qualidade desta marca nunca deixa a desejar.

Desta vez vieram os tais perfumes de fruta (tinham mesmo acabado) que já são habituais e os novos roll-ons (que têm as grandes mais valias de não terem alumínio e parabenos), óleo para o cabelo e spray desembaraçante para a filha mais nova, a Rapunzel cá de casa.
Agora é experimentar estes produtos novos e perceber se serão coisas que se vão usar cá por casa, vou dando feedback.

E vocês, já conhecem estes produtos? O que acham, o que recomendam?

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Máquina versus Dona de Casa


Na derradeira batalha quem ganhou??
EU, que depois de um dia de trabalho fui treinar! Mas da maneira que me sinto ( cansada), nem parece que fui eu que ganhei.....

domingo, 26 de outubro de 2014

Mais uma hora por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

Quando a hora muda na ultima semana de Março, e se adianta o relógio 1 hora ando abananada uma semana, Abananada e  resingona, fico mesmo afectada, porque aquela hora "a menos" desregula-me o sistema.
Mas quando atrasa uma hora, como este fim de semana, a verdade é que adoro! O dia dura imenso, o Domingo é infindo e permite-me fazer tudo o que tenho para fazer, sem a pressão do "tempo", porque nos foi dada mais uma hora.

Hoje, por exemplo, acordei "na hora do relógio" ás 07h30 ( apesar de não ter dormido muito bem, esta madrugada andámos á caça da melga...), estendi roupa,tomámos o pequeno almoço, arrumei a casa, pus roupa a lavar, passei a roupa a ferro ( e que estava um pouco acumulada), estendi roupa, almoçámos, fomos até ao Chiado (aiiiii, que saudades tinha de lá ir e ainda mais dos Armazéns do Chiado e Grandela antigos......que saudades........), toca a voltar para casa, fiz o jantar, tratei da filha mais nova, etc, etc, etc, e agora 22h estou aqui a fazer o que adoro, a escrever. Ufffa, tanta coisa, e só foi preciso mais uma hora no dia!!

Quando penso que o fim de semana não chega ou que o tempo aos dias de semana nunca é suficiente, bastava passar para dias de 25 horas, simples. E resolvia muita coisa não?? Mas atenção, essa hora "extra" não seria para trabalhar, seria para nós. Só para nós e nada mais.
Mais uma hora por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

E agora que este está a chegar ao fim, uma boa semana para todos ;)

sábado, 25 de outubro de 2014

Boas compras 2: promoção da carne

Quando existem promoções como a que o Continente fez este fim de semana, com a carne de porco a €2/kl,  a confusão é muita e quase sempre quando lá vamos não há nada. Uma das últimas promoções do peixe com 50% de desconto vi homens crescidos, a correrem que nem desalmados à abertura de loja, em direção à peixaria, a loucura! Tipo saldos de vestidos de noiva, nos Estados Unidos, mas versão gajo e com peixe.

Mas como hoje até era dia de ir às compras, acabei por passar no talho do Continente. E a verdade é que ainda consegui conprar lombinhos ao preço da lata da salsicha! Um lombinho de porco a €0.73 e outro a €1.23 é muito bom e vai saber ainde melhor quando os fizer no forno, com puré de maçã ou castanhas...

Já que o Euromilhões não foi a mim que me saiu, vou continuar a aproveitar estas promoções...

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Boas compras


Vou começar com a rubrica 'Boas Compras', com itens que sejam bons negócios.

Como já disse antes, comecei a tomar vitaminas para o cabelo e para as unhas há um mês. Estou com uma queda de cabelo desgraçada, ainda mais nesta altura. E a par disso, as minhas unhas frágeis e quebradicas...nem dá vontade de as pintar.

Optei por tomar as vitaminas da Solgar 'Pele Unhas e Cabelo', já tomo o Magnésio e Vitamina B6 desta gama e tenho confiança nestes produtos.
O mês passado comprei-as no Celeiro, mas este mês tive de aproveitar a promoção Wells. Hoje e amanhã TODOS os suplementos alimentares têm 25% a carregar em cartão e, apesar de ter pago €28 por 2 frascos de vitaminas ( dão para 2 meses) acumulou €7 em cartão, poupei algum dinheiro em comparação com o mês passado!

Domingo e segunda-feira na Wells vão estar ainda com a promoção de 25% a dermocosmetica de rosto e produtos para cabelo e terça-feira, quarta e quinta os acessórios de bebê e a alimentação infantil.

As minhas unhas, um mês depois, estão muito melhores, a queda de cabelo ainda aqui anda, mas menos acentuada. Estou mais saudável, feliz com os resultados e com a carteira mais recheada. E é isso que as donas de casa precisam não é??

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Bora lá?

E depois de um treino intenso no ginásio, para abrir a pestana, bora lá trabalhar...
Boa semana ;)

domingo, 19 de outubro de 2014

Descobri a pólvora

Por muito que limpe a casa, esta nunca o está! Hoje a navegar na net descobri como o conseguir!!


sábado, 18 de outubro de 2014

O meu gato é CHALADO

Deste à um ano para cá que a família tem mais um membro, adoptamos um gatinho com um mês e meio, que se tem revelado nada convencional para os padrões de um gato.

Agora, passado este tempo o Sr. Gato é um bichano que gosta de água! Nunca tinha visto antes, mas ele vai dormir para os lavatórios cá de casa, espera que saíamos do banho para se ir enfiar na banheira ou polivan para observar as gotas de água, beber água e apebas relaxar. Quando deixo o alguidar com agua na banheira, vai para lá chapinhar...

GOD, o meu gato é chalado, mas se não fosse assim não era a mesma coisa...

O melhor creme anti-rugas é do Lidl!


Li, de fugida em algum sítio, que a Deco tinha um estudo sobre anti-rugas e que o melhor era o do Lidl.
Fui pesquisar e, de facto, de entre uma barbaridade de cremes (alguns deles com preços igualmente bárbaros para muitas de nós) a gama anti-rugas do Lidl era a melhor solução, apresentando excelentes resultados e com uma ainda mais excelente relação qualidade/preço!

Ok, quase nos quarenta, e apesar de ter uns bons genes (obrigada senhora minha mãe) é altura de usar anti-rugas, vamos lá comprar?? Não, vamos, porque sempre que ia ao Lidl este creme estava esgotado, quem sabe por causa desse mesmo teste comparativo.
Entretanto comprei o creme de dia anti-rugas da Diadermine e, depois de meses  'de espera', finalmente hoje consegui comprar o creme de noite anti-rugas de Lidl.

Agora é usar e ver resultados. Estou a tomar vitaminas triplas (para cabelo, unhas e pele) e espero que, em conjunto com estes cremes, o aspecto da minha pele melhore, de forma progressiva mas visível.

Já agora, noutro estudo de Deco mas com BB Creams, novamente os produtos do Lidl se destacam porque o BB Cream desta marca foi considerado a escolha económica, apenas atrás da gama da Nivea, com a vantagem de não ser suscetível de causar alergias (vai ser a próxima compra).

E vocês Donas de Casa, já usaram, gostaram, o que recomendam?

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

É hoje!!! Temporada 5 The Walking Dead!!!


A minha série de eleição começa hoje, depois de tantos meses de espera.
Sou fã desde o 1º episódio, não perdi as maratonas madrugada dentro e sigo religiosamente.
Dou por mim a pensar como sobreviver naquele cenário apocalíptico, como ajudaria a minha família e já tive sonhos que eram longos, e muito reais, episódios desta série.

Pena que dos 16 episódios apenas vamos agora ver 8, pois como tem vindo a acontecer, a série vai ser interrompida e os restantes devem estrear lá para Fevereiro de 2015, mas agora é aproveitar!

Silencio, que os Walkers vêem aí...

domingo, 12 de outubro de 2014

E a saga continua

Depois de ter falado com o técnico da máquina de lavar, finalmente o Senhor lá veio ontem de manhã para ver a dita. Parece uma árvore de Natal, com o programador a piscar e a coisa não foi por menos, além de não a poder reparar na hora, lá foi ela passear para a oficina do Senhor. Nada a fazer, só lá para terça é que vou saber o valor do "estrago"...Semana 2 sem máquina de lavar, sem lavar roupa...

Bem, como o que não tem remédio, remediado está, toca a telefonar para a senhora minha mãe, pois tinha MESMO de lavar roupa. As mães têm destas coisas, estão sempre de braços abertos para nos receber, prontas a fazer almoço e jantar, com miminhos para nos dar (mesmo que já sejamos umas "marmanjonas mães de filhos) e sempre disponíveis para ajudar. Claro que lá fomos, lavar a roupa, e ainda secar alguma, pena a chuva.

Acabou por ser um bom sábado, na cozinh da senhora minha mãe, na conversa, bolo no forno para quando o senhor meu pai chegasse do trabalho (porque ai pois, ali ao sábado também se trabalha) e arroz doce ao lume, para a sobremesa do jantar. 
Pelo meio ainda lhe disse "as coisas que as pessoas inventam para poupar na luz e na água!". 

A verdade é que apesar do que pode vir, tudo se arranja, tudo tem solução, umas vezes mais fáceis do que outras, mas tudo se arranja com amor, carinho e paciência, só não resulta é no programador da minha máquina de lavar.

sábado, 4 de outubro de 2014

No meio do nada




Uma das coisas que o Outono trás é a estreia de novas temporadas das nossas séries favoritas e como detesto novelas e xaropadas de programas 'da vida real', nada de dança com estes, canta com aqueles, agora sabe bem "reencontrar" velhas personagens em novas aventuras.

Umas das minhas séries favoritas é "No meio do nada", em que a loucura do dia a dia daquela família se cruza com a realidade de alguns dos nossos dias. E nova temporada estreou ontem à noite, tão bommmm.....se bem que acho em que há dias em que tenho um pouco de Frankie Heck em mim ou veja a relação das minhas filhas quase espelhada ali......


quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Ninguém merece


Semana perfeita.

Com sentimento de dever cumprido depois da MEGA faxina da semana passada, o retorno ao trabalho foi pacifico, a filha crescida conseguiu trocar o livro de Português que tinha defeito, a visita ao dentista (apesar das 3 anestesias e parecer a versão feminina do Stallone) correu lindamente, amanhã é sexta-feira (ahhhh ouvem-se anjos......) e dia de regressar ao ginásio.

Correção. Era a semana perfeita.
Quando pensava eu que teria alguna calmia, depois do rombo do mês passado com material escolar e livros, a minha máquina de lavar roupa resolve avariar. Ali está ela, com as luzes a piscar em tom provocatorio, a mostrar-e que o Programador foi ao ar. Toca a ajudar o "comércio local" e a ajudar a economia, tenho de ligar ao técnico

Ninguém merece, mesmo...

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Como dizia a minha avó 'acabou-se a papa doce'

Pois é, oficialmente férias só para o ano que vem.  Hoje retomei o trabalho con a sensação de dever cumprido, porque consegui cumprir todos os objectivos da minha faxina geral: limpar, organizar, eliminar, melhorar e nada me escapava!

Agora é voltar à rotina com algumas mudanças, a começar pelo ginásio, porque esta semana começo com a musculação.
Também tenho de passar no Boticário para marcar una sessão de maquiagem ( mais na vertente de 'auto-maquiagem),  ir tomar um cafezinho com a amiga Gisa e um pulo à minha dentista ( que é uma querida e eliminou a minha fobia a dentistas).

Pelo meio será trabalho, as filhas, lida da casa, lanches e refeições! Uffa, terei tempo para tudo?????

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Em limpezas

Como já disse anteriormente, esta semana estou de férias, mas é tudo menos férias porque estou a fazer A LIMPEZA do ano cá em casa.
Há algo que descobri nesta aventura doméstica:
  • que se tivesse de fazer isto todas as semanas não precisava de ir para o ginásio, porque o que sinto agora é o mesmo depois de 2 horas de treino intenso ( e era dois em um, tinha a casa num brinco enquanto estava em forma a custo zero);
  • que limpar a minha casa com o Sr. Gato por perto é uma aventura...passo a explicar, com este exemplo que tirei da net e que explica a coisa muitoooooo bem:

O salário minimo aumenta

O salário mínimo vai aumentar para €505/mês.  Fantástico. Já podemos todos beber mais um café por dia, mas não em todo lado, só em locais que não vendam o café por mais de €0.66, senão lá se vai o orçamento.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Começos

Li algures que o verdadeiro ano novo começa agora, em Setembro.
A realidade é que, se pensarmos bem na coisa, faz muito mais sentido termos agora uma passagem de ano de que em Dezembro porque, intempéries á parte, faria muito mais sentido fazê-a numa praia, sendo quase uma "sunset party" que outra coisas.
É nesta altura que começa um novo ciclo com o fim das férias, o começo do ano lectivo, nova colecção nas montras das lojas, reencontros entre amigos (desaparecidos numa qualquer praia nacional durante o Verão) e o suspiro por aquilo que queríamos ter feito e não conseguimos.

Agora é altura de traçar novos objectivos a todos os níveis e faz muito mais sentido fazê-lo agora que no dia 31.12, quase como se fosse uma obrigatoriedade ter resoluções de Ano Novo ( que lá para meados de Janeiro caem por terra e nos fazem sentir culpados por não as levar avante...).

Assim, estando na minha ultima semana de férias de 2014 e a fazer as chamadas 'limpezas de Primavera' no fim de Setembro, já me encontro a traçar objectivos para este
último trimestre do ano. Acho que dos que gostaria de seguir era de não aproveitar as férias para limpar a casa, mas esse não ser atingido...
Um dos objetivos era começar este blog e isso eu já posso riscar da minha lista ;).