sábado, 20 de junho de 2015

Parentalidades imperfeitas


A minha missão de Parentalidade resume-se a uma palavra: Cuidar.
Ao "Cuidar" está implícito muito mais do que o simples significado da palavra em si. "Cuidar" significa educar, ensinar, proteger, alimentar, formar, ajudar, vestir, passar valores e acima de tudo amar. Muito.
Se pudesse, fechava as minhas mãos em concha e guardava aí as minhas filhas. Garantia que, houvesse o que houvesse, elas estavam ali seguras, longe do que lhes faz mal, de problemas, garantia que tudo corria bem. 

Mas esse "Cuidar" que eu falo, também implica algo que nos magoa, mas acima de tudo aos nossos filhos, o "aprender com os erros"...quando os nossos filhos erram, falham, sentimos que fomos nós que falhámos. 
Sentimos que, em algum momento do caminho deste "Cuidar", nós nos distraímos e enquanto olhávamos para o lado, os nossos filhos escorregaram e caíram. Que não fizemos tudo o que devíamos, podíamos.
Mas a verdade é que, chega uma altura em que não conseguimos, de todo, evitar os nossos filhos não sejam perfeitos, que errem, porque nós também não o somos. 
É aí que o "Cuidar" passa por:

  1. admitir o erro;
  2. dar "colinho";
  3. limpar as lágrimas (as nossas e as deles);
  4. reflectir sobre o que correu mal;
  5. sacudir a "poeira" e aprender com o erro, para que este não se repita...
Por isso acho que errei, quando as minhas filhas erram, mas sei que estou certa quando elas me vêem pedir o tal "colinho", porque não as podendo colocar numa redoma, à prova de todo o Mal, sei que tudo vai ficar bem, é para isso que aqui estou, é por isso que elas aqui estão: para EU "Cuidar", mesmo não sendo perfeita...

1 comentário:

  1. Bela reflexão :)

    R:Eu costumo comprar numa loja de materiais para crafts mas é tão caro! Agora com o que me enviaram do Japão, não voltarei a comprar tão cedo! :)

    ResponderEliminar