domingo, 4 de março de 2018

Se a Vida te dá chuva (e um saco de farinha de Amêndoa) faz bolos

E este podia ser  o lema deste fim-de-semana...temporal na rua e toca a ir para a cozinha! E sai um Bolo de Iogurte com farinha de amêndoa, Bolinhos de Alfarroba e Amêndoa e os já habituais Bolinhos de Maçã e Aveia (que em vez de farinha integral levou farinha de Amêndoa).


O Trio Maravilha

Bolo de Iogurte
 O bolo ficou com uma textura diferente e um sabor fantástico. A Mais Velha disse que não cresceu tanto quanto é costume (pq 1/3 da farinha é Amêndoa) mas compensa muito com o sabor que tem. É para repetir.


Biscoitos de Alfarroba e Amêndoa 
 Esta receita é a mistura de 2 que eu vi. Não tem açúcar mas sim 5 colheres de mel. Acho que precisava de mais um pouco...parecem biscoitos de cacau, e surpreendem pelo sabor diferente. Até o Sr. Meu Esposo, o céptico das minhas receitas mais saudáveis, gostou. Quero experimentar novamente mas com azeite em vez da manteiga.


Biscoitos de Maçã e Aveia
Faço estes biscoitos muitas vezes e são uma adaptação de uma receita da Joana Roque. Levarem mel em vez de açúcar e azeite em vez de manteiga. Juntei umas sementes de linhaça e podia ter adicionado um pouco mais de canela. Bons como sempre...

Fiquei feliz por ter uns biscoitos sem açúcar refinado para a Mais Nova levar para a escola e um "bolo do costume" com um ingrediente mais saudável, aproveirando um pacote de farinha de Amêndoa que me ofereceram e não se podia, de maneira nenhuma, estragar.

Se juntar a isso a maçã e pera que cozi (sem água ou açúcar, apenas cozinhou nos seus sucos naturais) e que mando para o lanche de Mais Nova (e aos quais gosto de juntar flocos grossos de aveia), tenho alternativas um pouco mais saudáveis para os lanches. 

3 comentários:

  1. No final de contas o fim de semana chuvoso tornou-se produtivo e doce :) tão bom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, e sabe sempre bem saber o que estás a comer.

      Eliminar
  2. Nem me digas nada, aqui na carreira suburbana, parada no trânsitom, com o que está a chover comia bem uma fatia daquele bolo ( que tava mm óptimo, já acabou...).

    ResponderEliminar