segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

O meu truque para bolos 5 *****

Todos os fins de semana faço um bolinho cá para casa. Mesmo querendo diminuir a ingestão de açúcar cá em casa, tenho optado por colocar menos açúcar nos bolos de forma progressiva, tanto que passei de 2 medidas de açúcar para 1 medida e 1/2.
Mas não só o açúcar me "preocupa", a farinha de trigo também, porque pouco acrescenta à alimentação.

Por isso agora tenho uma nova "queridinha" na minha cozinha: farinha de centeio!
Já tinha experimentado na massa da pizza, que leva 400 grm de farinha de trigo, usar 100 grm de farinha de centeio e a massa fica diferente e melhor (tb pode ser usada farinha de trigo integral na mesma medida, a do Pingo Doce é boa).
Mas farinha de centeio em bolos apenas comecei a usar sensivelmente à um mês: 2 medidas e 1/2 de farinha de trigo + 1/2 medida de centeio. O resultado é um bolo fofinho e delicioso com a vantagem dos benefícios do centeio.

O próximo teste vai ser na próxima leva de empadas que fizer; já comecei a fazer a massa em casa e tenho a certeza que com o twist desta farinha devem ficar fantásticas!

Do Bolo Podre que fiz ontem à tarde já só há 1/4 o que quer dizer que amanhã vai ser novamente dia de bolo: vai ser de maçã com centeio!

Mas não vou ficar por aqui. Uma das próximas farinhas a comprar será a de alfarroba  (que adoro comer, adoro o sabor delicado da vagem e o seu cheiro faz-me lembrar a infância...), que permite fazer um bolinho quase de chocolate, mas em ser...

6 comentários:

  1. Adoro centeio. Na minha zona comia-se muito pão de centeio e que bem que sabia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz muito bem sim. E se encontrares uma padaria que faça pão só de centeio aproveita!

      Eliminar
  2. Nunca usei, mas não à nada como experimentar...vou tomar nota da dica!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta e depois conta como ficou. Agora estou a usar farinha de centeio da marca Espiga, mas podes tb comprar no celeiro. A Nacional agora tb tem a tal farinha de alfarroba.

      Eliminar
  3. Mas assim não vale!!
    Não se podem fazer posts destes. São crueis.
    E agora? Quero provar esses bolos todos, descobrir as diferenças no gosto e principalmente, provar essas empadinhas!!! :P ;(

    ResponderEliminar