quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

10.000 passos por dia, nem sabe o bem que lhe fazia

Quanto via o programa do Dr. Ozz recordo-me deste ter dito que devíamos dar 10.000 por dia para manter a boa forma e, apesar de ter uma cabeça de alho xoxo, isso nunca me saiu da ideia (eu chamo a isto "memória selectiva eheheheh).  Há pouco tempo estive a ler sobre isso e há diversos estudos que comprovam a eficácia desta prática.

A verdade é que gosto de andar e até ando bastante mas, até ter instalado um pedometro no telemóvel não tinha qualquer percepção do que é que realmente andava. E quando não  corro, o que é  que na realidade ando? Quantos kms percorro? Consigo atingir essa meta?
Maior  parte dos dias vou para o trabalho de carro, ir para casa já é de bus e isso implica andar mais porque da paragem até casa são 10 minutos a andar. Na minha hora de almoço  (a não ser que chovam picaretas) vou sempre dar uma voltinha de 20 minutos ao quarteirão e mesmo em casa, com as tarefas domésticas, não paro sossegada. E lá estava o meu companheiro de estudo para monitorizar a coisa.

Então hoje foi assim:
-fui levar a pequena á escola e voltei para casa;
-10 minutos depois fui para a paragem do bus, andei +/- 8 minutos;
-cheguei a Lisboa, fui ao banco, aos CTT, ao Pingo Doce e de seguida rumei ao trabalho, devo ter andado 20 minutos;
-hora de almoço, lá dei a minha voltinha ao quarteirão, andei 15 minutos.
-saí do trabalho, fui apanhar o bus, demorei sensivelmente 8 minutos.

Neste momento, que estou no bus, já dei 11.494 passos, fiz 8.48 Km e gastei 350 calorias. E ainda de me faltam 8/10 minutos de caminhada da paragem até casa e, chegada a casa, a actividade não  vai para senão  depois do banho da pequena e do jantar.

Tenho sentimento de dever cumprido e, se não fosse tão tarde e estivesse tão cansada ainda ia correr. Mas sei que com este "anda e desanda" para todo o lado, em certa medida, também estou a contribuir para o meu bem estar e saúde.

5 comentários:

  1. Qual é a aplicação do pedómetro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já usei o Noom Walk e o Runtastic, agora uso o que vinha já instalado no telemóvel, o S Health.

      Eliminar
    2. Já usei o Noom Walk e o Runtastic, agora uso o que vinha já instalado no telemóvel, o S Health.

      Eliminar
  2. Devem fazer-se caminhadas diárias,só,que,com o frio e,principalmente com a chuva,torna-se muito complicado fazer isso,eu,pessoalmente,sofro imenso com o frio,sou uma pessoa bastante arreganhada!! http://nasnuvens29.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. A única coisa que me demove é mesmo a chuva. O frio passa, assim que se começa a andar ou a correr. Hoje espero poder ir correr.

    ResponderEliminar